sexta-feira, 17 de abril de 2020

AULA 4 - LÍNGUA PORTUGUESA/NATUREZA E SOCIEDADE: SEQUÊNCIA DO "DIA DO ÍNDIO"



OLÁ, 3ºA, PRONTOS PARA A PRÓXIMA ATIVIDADE? 


ESTÁ CHEGANDO O DIA DELES.....



Vamos estudar um pouco sobre os índios?




O dia 19 de abril foi considerado como o dia do Índio a partir do ano de 1943, por meio do decreto-lei n.5540, criado pelo nosso antigo presidente Getúlio Vargas.

Desde então, essa data tem sido importante para estudarmos e conhecermos um pouco mais sobre os povos indígenas e entender a influência que eles tiveram na formação da sociedade brasileira como conhecemos hoje.



Leia o texto a seguir:



AGORA COPIE AS QUESTÕES A SEGUIR E RESPONDA-AS EM SEU CADERNO (não precisa enviar essas respostas no grupo, será correção coletiva):


1 - Em que dia comemoramos o dia do índio? Por que é importante celebrar essa data?
R:


2 - O que significa a sigla FUNAI? Qual é o papel desse órgão do governo?
R:


AGORA LEIA O PRÓXIMO TEXTO INFORMATIVO SOBRE O NOSSO TEMA DE HOJE:



COPIE E RESPONDA A QUESTÃO A SEGUIR (não precisa enviar essa resposta no grupo, será correção coletiva):


1 - O texto que acabamos de ler fala de alguns hábitos que herdamos da cultura indígena. Identifique-os e faça a listagem deles abaixo.
R:


AGORA MONTE ESSA CRUZADINHA EM SEU CADERNO E RESPONDA-A:



PARA AMPLIAR OS SEUS CONHECIMENTOS SOBRE O TEMA. ASSISTA AO VÍDEO A SEGUIR, QUE CONTA UM POUCO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DOS ÍNDIOS NA FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO:





AGORA QUE NÓS JÁ CONHECEMOS UM POUCO DA HISTÓRIA DOS ÍNDIOS, VAMOS PRODUZIR UM TEXTO COM UM INDIOZINHO COMO PROTAGONISTA?


OBSERVE OS QUADRINHOS A SEGUIR E ESCREVA UMA HISTÓRIA CONTANDO O QUE ESTÁ ACONTECENDO NAS IMAGENS (ESCREVA ESSA HISTÓRIA EM FOLHA SEPARADA PARA ME ENTREGAR QUANDO NÓS VOLTARMOS À ESCOLA, OK?)

DICAS:

*A primeira linha deve conter o título da sua história;

*Não se esqueça de utilizar corretamente os parágrafos;

*A primeira letra de cada parágrafo deve ser maiúscula;

*Muita atenção no uso de pontuação no seu texto (vírgula, ponto final, dois pontos, travessão, entre outros);

*Já escreveu tudo? Agora volte ao início do seu texto e leia-o novamente pra conferir se tudo está certinho e se a sua história está fazendo sentido.


ACABOU DE ESCREVER O TEXTO? 


AQUI VAI ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES EXTRAS CASO VOCÊ TENHA POSSIBILIDADE DE IMPRIMI-LAS EM CASA (NÃO É OBRIGATÓRIO).













Você pode decorar com várias cores as duas tiras e as penas, recortas nos locais indicados e depois colar para formar um lindo COCAR.





ESPERO QUE VOCÊ TENHA APROVEITADO BASTANTE A NOSSA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES. BOM DESCANSO E ATÉ A PRÓXIMA!!


2 comentários: